Para introdução da aula, foi feito um debate inicial sobre Universidade, sua finalidade e função. Após isso, foram discutidos assuntos importantes da área, tais como pré-conceitos e expectativas com o ensino superior na atualidade, o estado atual da educação superior brasileira, privatização de universidades e a relação com a globalização, e o novo modelo de universidade representado pela UFSB.
Assim, foram apresentados os sete preconceitos antigos sobre a educação superior, e dados em gráfico para representar a mudança dos quadros estatísticos de diferentes grupos temáticos que constituem a educação superior, tais como:
Evolução da matrícula no ensino superior por dependência administrativa
Número de vagas em cursos de graduação, segundo a categoria administrativa
Número de ingressantes em cursos de graduação, segundo a categoria administrativa
Bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior
Além disso, foi apresentada a diferença entre Universidade, Centro Universitário e Faculdade. Também foi feita uma breve análise dos Institutos Federais e a suas particularidades.
Com isso, foram discutidos assuntos como a desigualdade social, a diferença no número de alunos matriculados em faculdades e universidades, instituições públicas e privadas, diferença da quantidade de alunos matriculados em cada curso, e a porcentagem de brasileiros na educação superior.
Para isso, foram apresentados dados de:
Relação do número de instituições e matrículas
Porcentagem de brasileiros no ensino superior nas cinco regiões do país
Distribuição das matrículas entre as cinco regiões geográficas
Para completar, foram analisadas as mudanças na realidade do ensino superior brasileiro, causadas, principalmente, pela ascensão e influência do capitalismo. Para isso, foi passado um vídeo sobre Rankings. Além disso foram apresentados diferentes modelos universitários, tais como o modelo Pluriversitário.
Para finalizar, foram discutidos as dificuldades do novo modelo de universidade (no qual se insere a UFSB), assim como o projeto e o modelo da universidade.