top of page

Dia Nove: Pierre Levy e Alain Coulon

O nono dia de aula foi dedicado à discussão dos pensamentos de Pierre Levy e Alain Coulon, sociólogos de políticas educacionais.

Pierre Levy trata de Inteligência Coletiva. Para o pensador, a inteligência coletiva é um projeto baseado em ferramentas que a compõem. É como uma direção de desenvolvimento determinada para o sucesso da evolução cultural. Além disso, Pierre trata da influência e atuação da tecnologia na comunicação, no ambiente de ensino e principalmente, na evolução da cultura.

Junto com sua obra "Cibercultura", Pierre Levy abrange os conceitos de comunicação, informação e de diálogo. Assim, quando se fala em Cibercultura, entende-se que as relações dialógicas estão diretamente relacionadas com o conceito de comunicação. De tal forma, a sociedade atual se baseia em uma conexão (cyber) por várias ferramentas tecnológicas. A sociedade deixa de ser local/territorial e passa a ser global.

Para estudo das ideias de Alain Coulon, foi passada a leitura de sua obra: "A Condição de Estudante: Entrada na vida Universitária".

Sinopse do livro:

"A transição do ensino médio para o ensino superior pode ser um momento delicado para os jovens. No Brasil, como em outros países, nem todos que obtém uma vaga em universidades públicas, conseguem finalizar o curso pretendido". "É nesse contexto que surge o livro 'A condição do estudante - a entrada na vida universitária', que ao analisar como se dá a afiliação ou o fracasso e o abandono de estudantes na universidade francesa, oferece boas hipóteses de trabalho para compreender o fenômeno entre os leitores, num momento em que a universidade discute a imperiosidade de sua modernização".

(https://www.travessa.com.br/a-condicao-de-estudante-a-entrada-na-vida-universitario/artigo/5847e9a0-b54a-4659-8c7f-ba8860d3c472)

bottom of page