A sétima aula foi dedicada ao estudo aprofundado das ideias de Anísio Teixeira em relação ao ensino superior.
Para detalhamento e preparação das discussões foi passado o vídeo"Educadores brasileiros. Anísio Teixeira: educação não é privilégio". Direção: Monica Simões. Disponível em: https://youtu.be/ls-FoXhfM_Y.
Após isso, foi feito um debate em sala de aula do texto "Uma perspectiva da educação superior no Brasil".
Resumo do livro:
"Examina a evolução de nosso ensino superior, desde período colonial até o processo de expansão e reforma universitária dos anos 60, destacando a escassez de esforços para a implantação de um sistema de educação superior no País". Além disso, "examina a legislação do ensino superior de 1964, avaliando em que medida a reestruturação do sistema garantiria o controle e desenvolvimento da cultura nacional". (http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/livros/chama_resumo.htm).
"Anísio Teixeira insistiu que os títulos universitários fossem reconhecidos pelo exame de estado ou das organizações profissionais; que os custos com o ensino fossem obrigatórios e irredutíveis; que os problemas de racionalização da rede universitária fossem enfrentados pela integração das múltiplas escolas com objetivos similares e pela criação de uma nova “escola pós-graduada” de estudos e pesquisas avançadas".
(http://www.olharvirtual.ufrj.br/2006/index.php?id_edicao=156&codigo=9).